Perder para a Espanha foi o "golpe de misericórdia" na eliminação do Uruguai na Copa do Mundo 2026. E foi com requinte de crueldade: O frangaço do goleiro Muslera, 40 anos, em sua quinta Copa do Mundo, decretou a volta pra casa mais cedo. Mas ele não é o único culpado.
Coloque-se muito na conta da AUF - Associação Uruguaia de Futebol - que escolheu o técnico argentino Marcelo Bielsa pra comandar a seleção. "Analistas" do Eixo afirmam que ele é muito bom na teoria (um excelente papo, muito bom de conversar sobre futebol) mas na prática vai muito mal. Isso ficou provado em 3 Copas. Nessa de 2026 e ainda: Em 2002, com a Argentina também caiu na fase de grupos. Em 2010 avançou da primeira fase com o Chile, mas já caiu nas oitavas. Há conversas de bastidores de que a AUF pensou em demiti-lo antes do Mundial desse ano, mas que não tinha dinheiro pra pagar a indenização e o salário de um novo treinador.
O "modo Bielsa" também não agradou em nada os jogadores uruguaios. Eles achavam que o "professor" carregava muito nos treinos o que "estourou" alguns atletas. Dois são casos que se tornaram público: o cérebro do time, o meia De Arrascaeta e o zagueiro Ronald Araujo ficaram lesionados.
A insatisfação chegou a tal ponto que alguns líderes do elenco causaram o que se chamou de rebelião já durante a Copa. Federico Valverde, Sergio Rochet, Manuel Ugarte e Rodrigo Bentancur pediram uma reunião com o técnico para reclamar. E há a informação de que o tom da conversa foi bem acima do normal. Teria acontecido até uma discussão.
Com esses bastidores pegando fogo, a campanha foi péssima: dois empates, também com falhas do goleiro (1 a 1 com Cabo Verde; 2 a 2 com a Arábia Saudita) e a derrota para a Espanha por 1 a 0.
Quanto a Muslera - que engoliu o frango com pena e tudo contra os espanhóis - Bielsa disse que foi ele , o goleiro, que pediu pra ser substituído no intervalo. Depois da partida, Muslera se desculpou com os companheiros de seleção e com o povo uruguaio:
"Pedi desculpas a eles, os jogadores, e a todo o povo uruguaio, embora isso não seja suficiente. Agora é hora de estar com as pessoas mais próximas a mim, de recuperar minhas forças. Essa é a natureza desse esporte, é a natureza dessa posição. Às vezes ela te dá muito. Às vezes ela te tira muito".
Ao que tudo indica, o goleiro vai pendurar as luvas na seleção.
E o futuro de Marcelo Bielsa? Há um bastidor de que, se ele não pedir demissão, vai ser mandado embora pelos cartolas.
O apelido do treinador é "El loco Bielsa".
Faltou a famosa "guarra uruguaia". Faltou futebol.
* A imagem que ilustra esse texto tem o auxílio da I.A.









