CONFIAM >>> 16%
CONFIAM POUCO >>> 46%
NÃO CONFIAM >>> 37%
Mas aí, amigo(a) navegante, você fica se perguntando, por que o povo não confia na imprensa. Têm alguns motivos que dá pra gente relacionar aqui, sem transformar isso num estudo acadêmico chato. Veja aí:
1. Patrões deixaram de investir em competência e experiência. Pra faturar mais, demitiram profissionais mais experientes pra "investir" na mão de obra barata. Mas tudo tem seu preço: os novos profissionais podem "vingar", mas pra isso precisam "ganhar cancha", "rodagem". Jornalista é profissional igual a vinho: fica melhor com o passar do tempo.
2. "Jornalistas sapatênis" : Aquela turma que tem a formação acadêmica na área, fala mais um ou dois idiomas, e se acha "preparada" pra enfrentar o "cotidiano" da profissão. E vem com aquele perfil de bancar o "engraçadão/engraçadona" em qualquer reportagem que faça.
3. Jornalista que pensa que é patrão : Mino Carta já disse: "Tem jornalista que é pior do que patrão". O sujeito que, por exercer um cargo de chefia, "pensa" que é o dono do negócio. Age "pensando" que é o patrão, ou quer "adivinhar" o que o patrão pensaria em determinada situação.
4. Jornalista que faz o "discurso do patrão em qualquer situação". Profissional que não tem opinião própria, que não "contesta", que, pelo menos, não "pergunta" porque estão fazendo determinado assunto e porque estão fazendo daquele jeito. Aí existem vários motivos: medo de perder o emprego (consequentemente o "glamour" do cargo que exerce...), medo de ficar com imagem de "chato" junto aos chefes... Também tem o seguinte: Acredita que ele deve trabalhar daquele jeito porque o chefe falou que "é assim"... e se o chefe falou, tá falado. Ele ( o chefe) tá certo.
5. Empresas de Comunicação que "simpatizam" com um lado de determinado assunto: Sob a falsa aparência da "imparcialidade", produzem reportagens pra beneficiar determinado lado numa "contenda". Isso é evidente no dia a dia da imprensa e é escandaloso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.