terça-feira, 3 de setembro de 2019

GLENN E O "NÃO JORNALISMO" NO "RODA VIVA"

    Bastante criticada a postura dos jornalistas que entrevistaram o (também) jornalista Glenn Greenwald, no "Roda Viva". Críticas não faltaram à desinformação e ao despreparo dos perguntadores. Por exemplo, logo no começo, o editor do "The Intercept" quase teve que "desenhar" para eles entenderem a importância do sigilo da fonte. 
    Uma coisa é o repórter fazer perguntas "firmes" (bem embasadas em dados e informações), outra é ele querer dar uma de "inquisidor", de "intimidador". Jornalista não é polícia. Jornalista faz perguntas. Jornalista não interroga.
    É por esse tipo de comportamento de jornalista que a maioria da população não entende o papel da imprensa em uma democracia. Como lembrou a jornalista Barbara Gancia, "muita gente está chocada com a severidade dos julgamentos."
    E o ator José de Abreu (que já se autoproclamou presidente da República...) agora se "auto-declarou" jornalista:

A partir de hoje me auto-declaro JORNALISTA. Sou MUITO melhor que esses ignorantes que hoje mostraram sua insuficiência profissional no . E, como não precisa mais diploma, SOU JORNALISTA. http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=109717 
                                                                                                                                                  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.