domingo, 26 de abril de 2020

CURITIBA: PRIMEIRA MORTE DE PROFISSIONAL DE SAÚDE POR CORONAVÍRUS

  
(foto: reprodução facebook)

     A técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, 40 anos, é a primeira pessoa profissional da saúde que morre em Curitiba, vítima da covid-19. A prefeitura decretou luto oficial. Ela estava internada há quase um mês na UTI do hospital Onix. 
    A Associação Paranaense de Enfermagem publicou uma nota sobre a morte de Valdirene:
    
    “É com pesar que a Associação Paranaense de Enfermagem comunica o falecimento da técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, de 40 anos, internada há quase um mês na UTI do Onix Clinipam/ Grupo NotreDame em decorrência do novo coronavirus.
A técnica desempenhava suas funções na UTI do Hospital Marcelino Champagnat e cuidou de um paciente acometido pelo vírus. Ela permaneceu trabalhando até 27 de março quando fez o último plantão, na UTI daquele hospital.
Para a presidente da Apenf, Rita Franz, a morte de Valdirene é avassaladora. “Cada número para nós tem rosto, nome, família. Estamos na linha de frente no combate a um vírus que pouco sabemos a respeito”.
Na nota publicada pelo Onix, consta que as informações sobre pacientes são restritas aos familiares e não serão divulgadas à imprensa. A Assessoria da Apenf ainda procurou o Hospital Marcelino Champagnat e a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), mas ainda não recebeu posicionamento a respeito.
A Associação Paranaense de Enfermagem lamenta, mais uma vez, a morte da técnica de enfermagem Valdirene dos Santos e estende suas condolências à família”.