segunda-feira, 13 de abril de 2020

MANDETTA ESTÁ "FORÇANDO O CARTÃO VERMELHO"?

 

     Ao dizer que "o governo tem que falar a mesma língua" (no caso da prevenção ao coronavírus), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, leva o chefe dele "às cordas". E como "bom boxeador", vai desferindo "golpes na região hepática" do ex-capitão que já "acusou o golpe", como diria aquele velho "speaker" de rádio...
    Na entrevista ao Fantástico, Mandetta "mandou um direto" no "seu Jair":  Disse que o brasileiro não sabe se escuta o ministro da Saúde (que defende o distanciamento social) ou o presidente (que vive fazendo estrepolias nas ruas, limpando o nariz no braço e apertando mãos, abraçando e beijando o zé povão por onde passa...)
    Agora usando uma linguagem do futebol, o coordenador-geral do combate à covid-19 poderia estar "forçando o cartão vermelho", ou seja, tentando levar o Messias a demiti-lo. Ele quer deixar o cargo? Acho que não. Como político que é, deve estar querendo "se cacifar" para o futuro. Já pensou se o ministro consegue terminar esse período da pandemia da maneira menos traumática possível? Saindo dessa guerra contra o vírus com o menor número possível de baixas? Que capital eleitoral não vai ganhar? 
    Por outro lado, parece forçar essa situação de confronto pra enfraquecer ainda mais o chefe da nação. Já sabe que o cidadão "não apita mais nada" (nem amistoso de piás de prédio no campo do condomínio...), e quer levar essa provocação adiante pra desgastar ainda mais aquele que se tornou seu adversário na estratégia de enfrentar o coronavírus.
    O ex-capitão "ainda" pode demiti-lo? Pode. Resta saber se terá tinta na bic para isso. Por enquanto só "siscou" (dizendo que "se médico não abandona paciente, paciente pode trocar de médico"...) . Ou seja, ficou na ameaça. Vamos ver se o Congresso Nacional, a "ala militar" do governo e o Supremo vão deixar o Messias tomar essa decisão.
    O presidente caminha a passos largos para aquela situação do futebol na qual o técnico perde o comando do time ("perdeu o controle do vestiário", no jargão).  Agora, a principal estrela dessa equipe diz que o treinador escolhe erradamente a estratégia do jogo, que não tem visão de longo prazo para a competição. 
    Assim, se o técnico não tem moral pra tirar o camisa 10 do time, essa estrela força o cartão vermelho pra ver o que muda. Se muda ele, ou se cai o treinador...