quinta-feira, 23 de julho de 2020

GLOBO, A GENTE SE VÊ... "PORRRRR" AQUI?

 

     A propaganda é a alma do negócio? Será?  A Globo fez uma campanha (no ar e no youtube) pra tentar melhorar ("limpar") a imagem da emissora junto ao público. Mas...aconteceu algo inesperado (será?) pelos marqueteiros globais: o número de "deslikes" (pessoas que "não curtiram", no linguajar das redes sociais) é infinitamente maior do que os que deram "like".
    Só até a manhã dessa quinta-feira, aproximadamente 450 mil  "não curtiram" contra um pouco mais de 10 mil que "curtiram". Total de visualizações  passava de 1 milhão e 200 mil. Qual o motivo? É o "gabinete do ódio" bolsonarista atuando? Ou "o povo não é bobo"? Nem só a primeira, nem só a segunda. Pode ser um pouco de cada uma. 
    Que a atuação do clã do "seu Jair" é pesada, ninguém duvida. Mas seria ingênuo pensar que só ele remove montanhas...Com o passar dos anos (e das eleições...) a população tem criado um espírito mais crítico com relação à emissora outrora carimbada como "Vênus Platinada". O próprio comando da televisão percebeu, já há algum tempo, que o povo estava "acordando", e decidiu praticar um "auto-descarrego", assumindo a "culpa", por exemplo, pelo apoio ao golpe de 1964. Mas mostra que não aprende com a História: Aí veio o "apoio" ao golpe de 2016... fez uma cobertura "sem questionamentos" da Lava Jato... sem candidato no segundo turno de 2018, "lavou as mãos" quando Bolsonaro disse que não iria ao debate final com Haddad. Em verdade, por respeito aos telespectadores/eleitores, deveria fazer uma entrevista com Haddad (já que o outro candidato fugiu do confronto de ideias), mas a emissora preferiu "se fingir de morta"...
    Apesar de tudo isso, por que o povo, então, "insistiria" em assistir a televisão dos Marinho? Em primeiro lugar porque tem a visão de que ela (a Globo) tem uma qualidade melhor - no geral - do que as concorrentes. Ou seja, quem concorre com a Globo é muito incompetente. Em todos os sentidos. O poder da grana (faturada aos longo dos anos) também garante, por exemplo, a exclusividade para produtos-chave na audiência. O futebol é um deles. 
    E o "JN", por que dá tanta audiência se "o povo não é bobo"? Aí é uma questão de "identidade de interesses". A TV Globo tem uma "guerra aberta" contra Bolsonaro. O presidente faz uma péssima gestão (se é que dá pra chamar de gestão...). Ou seja, "bater" nele é fácil. Ele mesmo fornece "munição" todo dia para o noticiário. A população já de "saco cheio" de tanta besteira que o sujeito faz no governo, procura sintonizar em quem "desce o sarrafo" com vontade e com recursos pra isso.
    Quando os marqueteiros globais lançaram a campanha "Globo a gente se vê por aqui", há alguns anos, talvez não imaginaram que ela pudesse ser interpretada, um dia,  com o bordão de um personagem muito querido, o "Seu Peru", que carregava no R, quando queria demonstrar insatisfação com alguém ou alguma coisa: "Estou porrrrrr aqui!"