domingo, 19 de julho de 2020

QUEM NASCEU PRA ROBINSON CRUSOÉ JAMAIS VAI VIVER EM SOCIEDADE

 

    Ah, que delícia é viver em sociedade! Conviver com os nossos "iguais". Afinal, somos seres que precisam se socializar. Já dizia Cid Moreira no Fantástico: "Nenhum homem é uma ilha!"
    Verdade! O ser humano é um animal que vive em bandos. Pra nossa espécie "funcionar" e sobreviver, o convívio é importante. É vital. Essa semana, dois exemplos de pessoas que "resistem" em conviver com outros humanos. Uma é mais "boboca", só vaidosa e arrogante mesmo. Ou seja, nada "grave". Normal até. A referida pessoa escreveu, na rede social, "Esqueçam. Vocês jamais verão uma foto minha de máscara". Como se fosse o fim do mundo. Como se essa figura tivesse uma "beleza ímpar" que não pode ser escondida de ninguém.
    Outra história, essa gravíssima, é de um desembargador na praia de Santos. A "autoridade" caminhava no calçadão, sem máscara, e foi abordado por um guarda municipal que pediu, gentilmente, que o cidadão colocasse a máscara, porque era lei municipal. O desembargador não só não cumpriu a orientação do GM como também o chamou de "analfabeto" e "otário". Tentou intimidar o agente de segurança ligando para o secretário da Prefeitura. O guarda se manteve firme e, de maneira educada, disse que não falaria ao telefone. Resultado: multa expedida. Mas você acha, sinceramente, que essa "autoridade" vai, realmente, pagar a multa?
    Os dois casos são exemplos de pessoas que têm enorme dificuldade em entender como funciona a sociedade. A primeira, bobinha, "acha feio o que não é espelho", como diria Caetano. A segunda, uma autoridade que, na verdade, é um "otáriodade".
    As duas "figuras" deveriam contratar Robinson Crusoé como "coaching" pra saber como é viver numa ilha isolada. Quem sabe estejam precisando de uma temporada de muitos anos num lugar assim.