sábado, 22 de agosto de 2020

CURITIBA EM UMA "SERRA NEVADINHA".

    

Morar a 935 metros de altura em relação ao nível do mar, na capital mais fria do país, tem que ter "alguma vantagem", nem que seja mínima, ridiculamente pequena, minúscula, como foi a "nevadinha" da noite dessa sexta-feira, 21 de agosto do ano da graça de 2020. Mas...nevou!
    Em alguns pontos da gigantesca metrópole das araucárias tivemos "chuva gelada" e, em outros, neve! Isso mesmo! Como diria aquele velho polaco curitibano: "Se é pra fazer tanto frio, que pelo menos neve. Assim, a cidade fica mais bonita..."
     O Metsul (instituto de meteorologia com sede no RS, que previu o ciclone bomba em 30 de junho) afirmou categoricamente que NEVOU em poucos bairros de Curitiba e em Campo Largo, região metropolitana. Na rede social, o Metsul sapecou:
    “Em pontos de Curitiba, a precipitação invernal ocorre na forma de chuva congelada e em outros na forma de neve. Pequenas diferenças de cota de altitude influenciam”.
    Já o Simepar (instituto paranaense criado em 1997), foi mais, digamos, "comedido", e afirmou que o que aconteceu no Jardim das Américas e  no Uberaba foi "chuva congelada". Mas...o curitibano nato, "da gema", armado de celular, jura que filmou e fotografou neve nos bairros Xaxim e Jardim das Américas. 
    Se você tem "tendência pra São Tomé" (só vendo pra crer...) veja algumas imagens:







(fonte: Internet)