terça-feira, 8 de setembro de 2020

"ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO": BRILHO ETERNO DE UMA MENTE COM MUITAS LEMBRANÇAS


"Quer acabar com o bolo, amor?"


  Um mergulho na realidade ou em lembranças, alucinações, sonhos e pesadelos? O novo filme de Charles Kaufman - especialista em "tratar" psique - leva o espectador para uma viagem ao fundo da mente.
    Kaufman já tem história nesse tipo de filme (é onde ele "se sente em casa"). Já fez o roteiro, por exemplo, de "Quero Ser John Malkovich" e "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" (ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2004). No caso de "Estou Pensando em Acabar com Tudo", a história é uma longa viagem de carro  em que o namorado (Jesse Plemons, muito bom) leva a namorada (Jessie Buckley, ótima) para conhecer os pais dele. Tudo gira em torno dos pensamentos da jovem que está em duvida sobre o futuro do relacionamento. Mas quem terá a "chave" da trama? Ela ou o rapaz? Ambos?
    É importante assistir ao filme com muita atenção, concentração total, pra ir "pescando" significados, mensagens, detalhes ao longo das 2h14min de produção. Algumas situações vão parecer bem bizarras, estranhas. Mas quem nunca teve algum sonho esquisitão?
    O quanto o filme terá de sonho....? E de realidade...?
    Um bom "quebra-cabeça" para esse distanciamento social...
    Fique com a mente bem antenada pra não perder nada. Charles Kaufman brilha outra vez! Na Netflix.
    Fica a dica!