segunda-feira, 26 de outubro de 2020

CHILE: "AQUÍ HAY UN PUEBLO DIGNO!"

    


    Chilenos nas praças e nas ruas do país comemorando "como se não houvesse amanhã". O povo trabalhador do Chile rasgou - nas urnas, de forma democrática - a constituição ditatorial ainda da época de Augusto Pinochet. Os manifestantes comemoraram, na noite desse domingo, o referendo popular para a elaboração de uma nova Carta Magna.
    O centro da festa foi a Plaza Itália em Santiago. O povão soltava fogos, agitava bandeiras e gritava: "Renascimento!" Esse local foi palco dos maiores protestos no ano passado. Quase 80% dos eleitores pediram a mudança.
    A população - em sua maioria - espera um texto menos capitalista e mais voltado aos direitos humanos. Mais igualdade em saúde, educação e aposentadorias. A Assembleia Constituinte - a ser eleita em abril de 2021 - vai ter um ano para elaborar uma nova constituição. Cada artigo deverá ser aprovado por dois terços .
    O que fica dessa história: O exemplo do povo chileno de luta contra um sistema neoliberal e fascista. É um modelo para os brasileiros já irem colocando em prática nas eleições municipais, em busca de renovação, de administrações que se preocupem mais com as pessoas e não com a "beleza" das cidades. Que atenda o trabalhador e o pequeno negócio e não só o grande empresário. 
    Fica como um "laboratório" para 2022, ano de escolha dos novos governadores e presidente da República.
    "Chile, aquí hay un pueblo digno!"