terça-feira, 27 de outubro de 2020

LUÍS INÁCIO, 75





              O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva completa 75 anos nessa terça-feira, 27 de outubro. E essa vida é um filme! E virou filme: em 2009 foi produzido "Lula, Filho do Brasil" dirigido por Fábio Barreto e Marcelo Santiago.
    Natural de Caetés, sertão do Pernambuco, veio "fazer a vida" em São Paulo. Viagem num pau de arara. Lula já disse que "no meu tempo, a gente não fugia da fome do nordeste, a gente procurava uma condição de vida melhor. Hoje as pessoas saem de lá para buscar alimentos, pra sobreviver".
    Ex-metalúrgico, ex-sindicalista, ex-deputado, ex-presidente da República ( de 2003 a 2011), Luís Inácio fundou o Partido dos Trabalhadores em 1980. Como presidente buscou combater o grande mal de milhões de brasileiros: a fome crônica. Criou os programas Fome Zero e Bolsa Família. No governo petista, o PIB per capita triplicou. Foi considerado um dos presidentes mais populares do mundo. Deiou
    Condenado pela operação Lava Jato (sem provas só com "evidências"...) ficou preso de abril de 2018 a novembro de 2019. Foi solto um dia depois de o STF decidir que a execução da pena só deveria ocorrer com trânsito em julgado da sentença, ou seja, quando não há mais recursos.
    Lula recebeu vários prêmios e honrarias: Em 2009 foi escolhido o "Homem do Ano" pelos jornais "Le Monde" e "El País"; em 2010, a revista americana 'Time" o classificou como um dos "25 Líderes Mais Influentes do Mundo"; ainda em 2010, segundo pesquisa do Datafolha, foi escolhido como a Personalidade Mais Confiável entre os brasileiros.
    O ex-presidente não teve estudo superior, mas recebeu 36 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades de vários países.
    Outra grande honraria veio da ONU há 10 anos: foi condecorado como Campeão Mundial na Luta Contra a Fome e a Desnutrição Infantil.