quinta-feira, 1 de outubro de 2020

METEORO ENTRE 3 E 10 TONELADAS DE MASSA EXPLODE NO RIO GRANDE DO SUL... TEVE GENTE QUE BRINCOU: "AINDA NÃO FOI DESTA VEZ QUE ACABOU COM A VIDA NA TERRA!"

    Madrugada dessa quinta-feira e um clarão iluminou o céu no sul do país. É que um meteoro com massa calculada entre 3 e 10 toneladas(!) entrou na atmosfera terrestre. A cerca de 100 quilômetros de altura, o "bólido" explodiu, se desintegrou, se esfarelou.... mas a luz que produziu foi impressionantemente assustadora. 
    Moradores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul viram a claridade imensa. Foi por volta de uma hora e nove minutos da madruga. A noite foi clareada por aproximadamente 10 segundos. A explosão foi bem em cima da serra gaúcha. Segundo os especialistas, ele se dividiu em tantos, mas em tantos pedaços, que o que tocou o solo foram pedrinhas bem pequenininhas...
    É óbvio que, na internet, foi aquela "zoação" por causa do "visitante que veio do espaço". Tem até uma brincadeira que o pessoal fica dizendo que "espera um meteoro que venha destruir a vida na Terra"... Só assim o planeta ficaria livre de tanta maldade, bandidagem, egoísmo, ignorância etc...
    Internautas escreveram, por exemplo, que "Vocês pediram e o o meteoro veio. Mas como é 2020, até o meteoro foi decepcionante".
    A sequência de imagens do vídeo é da  Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) com seus parceiros do Clima ao Vivo e o observatório Heller & Jung.