sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O POLÊMICO CASO DO CANDIDATO NEGRO E POBRE QUE RECEBEU DOAÇÃO DE UM BRANCO E RICO, EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL

   


Wesley Teixeira é negro e morador da Baixada Fluminense. É candidato do PSOL a vereador em Duque de Caxias. Armínio Fraga é um homem branco, rico, economista e ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Fraga doou 30 mil reais para a campanha de Teixeira. Aí começou a polêmica dentro do partido. Mas, por enquanto, só na direção regional da sigla em Duque de Caxias.
    Setores do partido ameaçam lutar pela impugnação da candidatura se Teixeira não devolver o dinheiro. Para eles é "inadmissível" um socialista receber doação de alguém do setor financeiro. A doação de Fraga foi articulada por Pedro Abramovay, diretor da Open Society Foundations para a América Latina, num encontro virtual do qual participaram outros endinheirados. 
    Abramovay disse que teve a melhor das intenções: promover a aproximação entre setores progressistas da elite do país e as candidaturas de negros e mulheres em 2020.
    Por enquanto, a única "estrela" nacional do PSOL que se manifestou ( e a favor do rapaz) foi o deputado Marcelo Freixo. Na rede social ele disse: "Qualquer tentativa de prejudicar a candidatura de Wesley é absurda e inaceitável".
    Outros formadores de opinião também deram....opinião. O humorista Marcelo Adnet afirmou: "Poder à periferia e a quem esteve silenciado por séculos. Que a grana que isola agora possa ajudar a incluir".
    Outro humorista, Gregório Duvivier, lascou: "Todo apoio a Wesley Teixeira. Bizarro o ataque de setores do PSOL as suas candidaturas jovens e negras - disfarçado de um compromisso com a ética, é um compromisso com a derrota, com a irrelevância".
    Com informações do portal Socialista Morena.