quarta-feira, 11 de novembro de 2020

COM GEORGE LAZENBY SÓ SE VIVE 007 UMA VEZ

    


    Ele chegou carregando uma pedreira inteira nas costas. Uma tarefa que só poderia ser enfrentada por...James Bond. Sua missão: Substituir o primeiro (e muito carismático) 007 vivido por Sean Connery. Aconteceu assim: Connery já havia "incorporado" Bond 5 vezes. Estava já "largando os bets" e não assinou para o sexto filme. Aí foi um corre-corre pra achar um substituto.
    Alguém pensou no seguinte cara: Era australiano, ator de séries na TV e, como não tinha muito trabalho, ainda faturava mais uma grana vendendo carros...Foram atrás de George Lazenby e ele topou. Apesar de... não ter o "tipo" para o papel: queixo quadrado com furinho, parecia mais cowboy do que agente secreto. Nasceu aí "007 A Serviço Secreto de Sua Majestade" (Reino Unido, 1969), dirigido por Peter Hunt.
    Logo no começo do filme, Lazenby "disse a que veio": Depois de uma cena em que ele briga com uma meia dúzia de bandidos pra salvar a Bond Girl (que ele ainda não conhecia), a garota pega um carro e vai embora cantando pneu. O ator/personagem/Bond olha chateado e diz, ao ver a moça indo embora: "Com aquele camarada isso não acontecia..."
    Uma curiosidade: Lazenby foi o primeiro intérprete do personagem a dizer a frase completa: "My name is Bond...James Bond!" Antes, Connery só falava "Bond...James Bond".
    O filme também não foi fracasso de bilheteria. Pelo contrário: Durante 4 semanas liderou a venda de ingressos nos Estados Unidos. 
    E se você ainda não assistiu, não acredite que o filme é "ruim". Muito dessa lenda vem do fato dessa "carga" que Lazenby teve para substituir o "dono" do papel, Sean Connery.  A história é muito boa. E tem um dos finais mais "inesperados", digamos, dessa série de filmes que teve início lá no comecinho da década de 1960 e que ainda vai ter, pelo menos, mais um lançamento previsto para 2021.
    Lazenby foi o único ator a interpretar James Bond apenas uma vez. Os outros foram: Sean Connery (6 vezes); Roger Moore (7); Timothy Dalton (2); Pierce Brosnan (4); e Daniel Craig que está indo para o quinto filme.
    Também é importante dizer: Existe uma versão de que Lazenby "não agradou" como Bond. Também é lenda. Tanto agradou que ofereceram pra ele um contrato para mais sete (!) filmes e foi ele que recusou. Não estava com vontade de ser o ator de "um papel só". Também pesou o fato do agente dele afirmar:
    "Esse personagem, James Bond, não tem futuro. Caia fora!"
    Hoje George Lazenby está com 81 anos e acabou sendo vítima dessa "maldição": Não conseguiu emplacar mais nenhum sucesso no cinema. Entrou para a história como o ator que "só viveu" 007. E uma única vez!