domingo, 8 de novembro de 2020

DEVANEIOS SOBRE A ELEIÇÃO NOS EUA... E O QUE É QUE O BRASIL TEM A VER COM ISSO?

    


    Nos "alerta" o jornalista Gleen Greenwald: A esquerda brasileira está enganada ao pensar que Biden vai ser um "Lula" ou um "Evo" e que ele - Biden - pode ser de "esquerda"....Well, com todo respeito ao nosso coleguinha Gleen, que eu saiba, a esquerda esclarecida e bem informada (e deve ser a grande maioria..) jamais pensou isso. Mesmo porque (e  aqui vamos "chover no molhado") do ponto de vista da administração e das relações exteriores, dá pra arriscar dizer que é uma questão só de "estilo"...
    Tem uma "definição irônica" (existe isso?) para o comportamento de democratas e republicanos: Dizem que os republicanos jogam uma bomba em cima de um país, matam velhos e crianças e vão dormir tranquilos. Já os democratas jogam a mesma bomba, matam as mesmas pessoas, mas ficam com "dor na consciência" e dizem : "Que dó! Tivemos que jogar a bomba..."
    Mais: Aqui do lado de baixo do Equador, o brasileiro festivo queria mais era ver o Trump fora por dois motivos: Primeiro, pelo afastamento, do governo do país mais poderoso do mundo, de um cara fascista, homofóbico, racista, misógino, ganancioso e xenófobo. Pra "dizer o mínimo"... E, em segundo lugar, porque a saída dele da Casa Branca representa a tristeza absoluta do "equivalente dele" aqui em terra brasilis. Ele perder a eleição representou uma derrota para o "seu Jair".
    Porém.... essa eleição mostrou muito o que é uma grande parte da população norte-americana. Quase 50% (ou seja, metade....) dos americanos pensam como pensa o Donald. Eles seguem os "valores" do (ainda) presidente: Racismo, homofobia, misoginia, xenofobia... aí o amigo(a) leitor(a) vai dizer: "É, mas o eleitor pode ser apenas mais simpatizante do programa republicano do que do democrático"....Minha gente, aí não tem nada a ver com "programa de governo". Em qualquer lugar do planeta, o povão vota em pessoas e não em programas. Nesse caso, Trump simboliza exatamente o que pensa quase metade dos 333 milhões de conterrâneos do Tio Sam.
    Acho que com isso, fica claro ao Gleen, que a esquerda brasileira "não está enganada" em relação a Biden. Ela quer, "apenas", o menos ruim para o mundo, visto que Donald representa o pior.
    Assim como aconteceu aqui em 2018: Fora quem é "naturalmente" de esquerda, boa parte dos 47 milhões de brasileiros que votaram em Haddad, fizeram isso por acreditar que ele seria a melhor opção, ou a "aceitável" naquela situação.
    Pena que 42.466.402 eleitores não tiveram essa percepção. Eles se abstiveram, anularam o voto ou votaram em branco.
    O Brasil está nesse caos por causa dessa falta de visão de tantas pessoas.