segunda-feira, 9 de novembro de 2020

JORNALISTA PRECISA SE EQUILIBRAR ENTRE INFORMAÇÃO E OPINIÃO. MAS NÃO PODE SE OMITIR.

  


      Jornalista tem que ter opinião. Imparcialidade é para juiz. Profissional de mídia precisa dizer o que pensa. Até pra quem acompanha jornal, rádio, TV ou site, ficar sabendo "com quem está lidando". 
    O pior jornalista é aquele que vende a imagem de "imparcial" e - nas entrelinhas - edita o texto ou a reportagem de acordo com as convicções dele. E não deixa isso "claro". No Brasil, todo veículo de comunicação tem uma "tendência política". Mas em nome de um "pudor" (que pudor?) todos afirmam que são "imparciais". Hummmmm... Nos EUA pelo menos existe essa "transparência": Na televisão, por exemplo, A FOX é claramente republicana e a CNN democrata. 
    E é da CNN americana que vêm dois exemplos desse "partidarismo" das emissoras. Na empolgação pela vitória eminente de Biden, o âncora Anderson Cooper exagerou no tratamento ao presidente Trump e saiu da crítica política para um ataque pessoal: Ele chamou Trump de "tartaruga obesa". Depois, se desculpou pela ofensa..... e o comentarista Van Jones foi às lágrimas de felicidade ao comentar a vitória do democrata. Afirmou que ficou mais fácil dizer aos filhos: "Caráter é importante. Ser uma pessoa boa é importante".
    A opinião no jornalismo é tão importante quanto a notícia. É óbvio, mas reforço: Jornalista profissional precisa dizer a verdade. Contar o que realmente acontece/aconteceu. Mas precisa dizer o que acha sobre o fato. É necessário interpretar para o público o que há no "bastidor" da informação. É cômodo dar a notícia e dizer que o povo é que vai "analisar". Uma grande parte da população não tem a menor capacidade de entender a maioria dos assuntos.
    É preciso cuidado, também, pra não transformar jornalismo em circo. Explicar uma notícia é uma coisa. Tratar o assunto de forma espalhafatosa, sensacionalista é outra totalmente diferente.
    Informação não é show. Veículo de comunicação não pode ser circo. Jornalista precisa se "equilibrar" nesse meio: Informar, comentar, mas não omitir nem distorcer.