terça-feira, 15 de dezembro de 2020

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: ACREDITE...VEREADORES DE CURITBA CONSIDERAM ACADEMIA COMO SERVIÇO "ESSENCIAL"... E ATÉ APROVARAM LEI PARA ISSO!

    


    Os vereadores de Curitiba aprovaram o projeto que transforma academias de ginástica em "serviço essencial". Isso no mesmo dia em que foi noticiada a morte de um fisiculturista de 40 anos morador na cidade. Ele morreu de covid-19 com 75% dos pulmões contaminados.
    Que fazer exercício físico é importante para a saúde, todo mundo sabe (ou deveria saber...). Mas... academia, nesse momento, só traz risco para a saúde, com muitas pessoas frequentando o mesmo ambiente. Qualquer terráqueo pode se exercitar em casa...dentro do apê ou no quintal...até...até... numa rua ou parque/praça, desde estejam passando por alí pouquíssimas pessoas...
    Ou os nossos edis (a grande maioria ) são desinformados, ou não sei o que se passa na cabeça deles. Veja: Uma reportagem recente mostrou que pesquisadores da universidade americana de Stanford, na Califórnia, fizeram um estudo em 10 cidades dos Estados Unidos sobre os locais onde se é mais fácil "pegar" a covid-19.Adivinhe onde? Em academias de ginástica e em restaurantes. O trabalho foi publicado na revista "Nature".
    Vamos deixar claro que esse humilde observador do comportamento humano não tem nada contra essas atividades comerciais - e outras. Mas, por bom senso, é bom evitar ir a esse tipo de lugar enquanto não chega a vacina.
    Tenha bom senso. Coisa que a maioria dos vereadores não teve.
    Academia seria... serviço essencial? Será que, pra decidirem melhor, nossos vereadores não estariam precisando de...mais "proteínas em regime de urgência"? Que tal se eles fizessem "levantamento de projetos melhores" (alguns até de ALGUM projeto...).... "corrida pelo bem da população" .... "salto de obstáculos impostos pelo alcaide" .... "pular cordas presas por grandes empresários..." ...."(re) flexão de ideias para melhorar a vida dos pobres..."
    Como lembrou, há alguns meses, um apresentador de telejornal: "Não adianta ir para a academia e ficar bombadão. Os músculos não vão aparecer no caixão fechado..."
    O projeto foi aprovado em primeira votação e - pelo "placar" - vai passar também em segundo "turno".
    Confira quais vereadores votaram a favor da proposta e quais votaram contra. Na verdade, só duas vereadoras não concordaram com a ideia.