quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

A AMÉRICA É UMA FESTA: POSSE DE BIDEN, HINO COM LADY GAGA, UMA POETA DE 22 ANOS DESCENDENTE DE ESCRAVOS E O RECADO DO PAPA

     


     Segundo católico da história a assumir a presidência dos EUA (o primeiro foi John Kennedy), o democrata Joe Biden citou Santo Agostinho no discurso. E o Papa Francisco, claro, não poderia deixar de cumprimentar o agora católico mais poderoso do mundo.
    O "Vatican News" publicou uma declaração do Papa:
    “Ofereço-lhe meus cordiais votos e a garantia de minhas orações para que Deus Todo-Poderoso lhe conceda sabedoria e força no exercício de seu alto cargo. Sob sua liderança, que o povo americano continue a se nutrir dos altos valores políticos, éticos e religiosos que inspiraram a nação desde sua fundação”.
    Biden é o presidente norte-americano mais velho a assumir o cargo: 78 anos. Ele foi o vice de Barak Obama em dois mandatos. Ao falar ao mundo, nessa quarta-feira, disse que a eleição foi uma vitória democrática: "A democracia prevaleceu". Quer dizer, os americanos - e todo o mundo - se livraram daquele entulho fascista chamado Donald Trump. 
    O novo presidente não falou muito sobre política internacional. Sobre a vida "fora da América", limitou-se a dizer que "somos todos vizinhos" e que divergências não devem ser resolvidas com guerras. Também afirmou que está preocupado (óbvio) com o coronavírus e com o clima do planeta. Mas não citou a Amazônia nem a "política" do inominável de Brasília para o meio ambiente. Sim! Era um discurso de festa e não caberia estragá-lo...
    Fora isso, foi aquela posse que o planeta se acostumou a ver ao longo de décadas: Juramento com a mão em cima da bíblia e apresentações de artistas. Lady Gaga, Jennifer Lopez e Garth Brooks deram o recado.
    No fim, o "distanciamento social" foi pro espaço. Virou aquele bololô com a turma formando grupinhos em conversas animadas. Mas todo mundo de máscara...
    E o Pateta, quero dizer, o Donald saiu de fininho. Demonstrando uma infantilidade estratosférica, uma arrogância e uma falta total de senso de vida em sociedade, se recusou a passar o cargo de presidente. Pegou um helicóptero e "se pirulitou" para a Flórida. Mas, antes de "sair de ratão", deixou no ar uma ameaça:
    "Voltaremos....de alguma forma!"


No discurso, Biden prometeu diálogo em vez de guerra: "Podemos ser divergentes, mas não inimigos"


Kamala é a primeira negra a assumir a vice-presidência dos EUA.


Lady Gaga, com uma pomba de ouro no peito, cantou o hino americano


Jennifer Lopez mandou o recado em nome da comunidade hispânica: Pediu liberdade e justiça para todos.


A poeta Amanda Gorman leu um texto dela na posse. Ao se apresentar, disse que era um momento histórico para ela: "Uma menina magrela, descendente de escravos, criada por uma mãe solteira, fala na posse de um presidente dos EUA".