quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: O POVO QUERIA UMA DATA PARA A VACINA... ELA COMEÇA DIA 20 DE JANEIRO

   


     O  comandante da pasta da Saúde, general Pazuelo, foi quem divulgou a data: 20 de janeiro começa, finalmente, a vacinação contra a covid-19. Mais de um mês depois de vários países.
    Em Curitiba, segundo o prefeito Rafael Greca (DEM), a imunização será a partir das 10 da manhã do dia 20, no Pavilhão do Parque Barigui. Serão vacinados, primeiro, os 70 mil profissionais de saúde e os cerca de 350 mil idosos com mais de 60 anos. Greca também disse que tem 100 milhões de reais em caixa pra comprar vacina para os 35 mil servidores municipais. Mas... pra isso precisa de autorização do governo federal. Curitiba poderia ter mais dinheiro pra isso caso não tivesse investido tanto em asfalto por toda a cidade...
    Rafael ainda explicou por que a campanha deve ser centralizada no Barigui: Para que não se perca o controle do uso das vacinas que devem ser aplicadas, no começo, só nos grupos prioritários. Mas fica a questão: Como será feito esse controle?
    Não há o risco de haver um "estouro da boiada" com muito mais gente indo para o Pavilhão do Barigui logo no primeiro dia? Quem e de que maneira vai controlar isso? Polícia, Guarda Municipal? Exército?
    E mesmo as pessoas que serão imunizadas antes: Será que não há o risco de aglomerações? De pessoas naquele "empurra empurra"? E sem... máscara?