terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: GRECA SE DIVERTE COM CARNAVAL DIGITAL ENQUANTO AUMENTA MÉDIA DE MORTES E DE CASOS DE COVID EM CURITIBA

 


    O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), fez "festa" pra lançar o "carnaval digital" de Curitiba. Ao lado da primeira dama, Margarita Sansone, anunciou: "É um carnaval dentro da gente, do nosso coração. Esse ano, a máscara é cirúrgica, mas não é por isso que o carnaval vai ser triste. Nas minhas redes sociais vai bombar o desfile virtual, como fizemos no Natal".
Segundo o alcaide, as redes sociais dele, da prefeitura, da primeira-dama e de vários sambistas da cidade vão transmitir o desfile das escolas em 2021.
O "entusiasmo", a alegria momesca do prefeito impressionam quem não o conhece direito. Vendo e ouvindo é o otimismo em pessoa. Se tivesse vivido no começo do século passado, com tão alto astral poderia ser chefe de excursão no "Titanic": "Vejam, é só um risco no casco. Nada sério!", poderia dizer.
Só que o momento não é pra brincadeira (aliás, como o planeta sabe...) há um ano o momento não é pra brincadeira...Enquanto o folião de rede social Rafael anuncia a festa digital, a própria Secretaria Municipal de Saúde informa: A média móvel aponta aumento no número de casos e mortes por covid-19 em Curitiba
Entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro, 9,29 curitibanos morreram por dia, em média, enquanto 428,86 novos casos da doença foram registrados todos esses dias. Comparando com a semana anterior: Aumento de 4,78% nos casos de diagnóstico e de 4,84% no de mortes. 
Números que indicam: Ainda é vital manter o distanciamento de outras pessoas, usar máscara, água e sabão e álcool gel nas mãos. 
Melhor seria silenciar os tamborins e ficar cada sambista na sua "quadra". Mas quem segura o folião Rafael?