terça-feira, 16 de março de 2021

LUTO NA POLÍTICA: MORRE EUCLIDES SCALCO

   


     Gaúcho de Nova Prata, farmacêutico por profissão e político por opção, Euclides Scalco foi ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e presidente da Hidrelétrica de Itaipu no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Foi deputado federal por 3 mandatos seguidos: de  1979 a1991. Foi chefe da Casa Civil do governo do Paraná na gestão de José Richa (1983-1986).
    Scalco morreu na madrugada dessa terça-feira,16, aos 88 anos, num hospital em Curitiba onde estava internado por complicações de um AVC. Na última semana, testou positivo para covid-19. Segundo a família, por causa da pandemia não haverá velório e o corpo será cremado ainda hoje à tarde.
    O ex-deputado chegou ao Paraná em 1959 e fixou residência em Francisco Beltrão, onde foi dono da farmácia São Vicente de Paula e, depois, de uma policlínica com o mesmo nome. Foi filiado ao PTB, MDB, PMDB e PSDB
    Amigo desde os anos 70 do ex-governador José Richa, é padrinho de batismo de um dos filhos de José Richa, Beto Richa. Também é considerado "padrinho político" de Beto por ter participado de coordenações de campanha do ex-governador e ex-prefeito de Curitiba. Além disso, ajudou a fazer "decolar" a carreira política de outro ex-prefeito da capital, Gustavo Fruet (PDT).
    A atuação nos bastidores políticos foi grande. Além de coordenar campanhas (coordenou por um período a de FHC à Presidência), enfrentou uma "saia justa" em 2003: Tentou filiar o ex-governador Jaime Lerner ao PSDB, mas a ideia foi rejeitada pela maioria dos tucanos paranaenses.
    A biografia de Scalco está no livro "Euclides Scalco - O homem, seu tempo e sua história" publicado pelo sobrinho e afilhado dele o escritor Marcos Antônio Bastiani.
    No livro tem um depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB):
    "Assim foi e é Euclides Scalco: um homem notável. Independente em suas posições, é leal aos partidos a que se filia que, ao ver dele, estes se afastam das diretrizes e valores fundamentais que deveriam guiá-los. Não foi só a República que Scalco serviu, ao Paraná também, onde, além de haver sido eleito para exercer vários mandatos representativos, foi chefe da Casa Civil no governo José Richa. Foi e continua sendo referência política por suas qualidades: a lhaneza no trato não esconde a virtude de ser homem de princípios. Junta a ação prática à crença firme em seus valores, tanto em sua vida privada quanto na pública. É de líderes deste tipo que o Brasil necessita”.