domingo, 21 de março de 2021

"SEM PROTEÇÃO" : ROBERT REDFORD É PERSEGUIDO POR UM REPÓRTER NOVATO "PENTELHO"

   


    "Todos os Homens do Presidente" é um dos melhores filmes da década de 70. Em resumo, conta a história da invasão da sede do Partido Democrático no prédio Watergate em Washington. Dois repórteres (vividos por Robert Redford e Al Pacino), investigam o que está acontecendo. O escândalo ficou conhecido como "Caso Watergate". Em uma entrevista, Redford contou que comprou de Bob Woodward e Carl Bernstein os direitos do livro para o cinema antes mesmo que ele fosse lançado.
    Ao fuçar o acervo da Claro Vídeo (TV Paga) em busca do que assistir, descobri um filme de 2012 que coloca, agora, Redford no outro lado da história ( é outra história, nada a ver com o "Watergate"): em "Sem Proteção" (dirigido por ele), o último astro "cool" de Hollywood vive um terrorista aposentado que é perseguido/investigado por um repórter. Jovem, ambicioso e "pentelho", o jornalista (vivido por Shia LaBeouf) descobre, meio que por acaso, a "vida dupla" do personagem de Redford.
    O filme, claro, não é - nem de longe - algo tão sensacional e inesquecível quanto "Todos os Homens", mas é um roteiro bem amarrado e muito bem dirigido por Redford. E como se não bastasse, gravitam, em torno dele, uma constelação que nem sempre é fácil de reunir:
    Julie Christie, Nick Nolte, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Chris Cooper, Sam Elliott, Brendan Gleeson, Terrence Howard, Richard Jenkins e Anna Kendrick.