terça-feira, 20 de abril de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: COM POPULAÇÃO MAIOR, PARANÁ VACINA MENOS QUE O RIO GRANDE DO SUL

   


      O governador Ratinho Junior poderia explicar: Como o Paraná, com população maior, vacinou menos habitantes que o Rio Grande do Sul? Números, vamos aos números. De acordo com o IBGE, o estado paranaense tem 11.516.840 habitantes. Já o gaúcho tem 11.422.973 moradores. 
    Mesmo com uma população maior, o Paraná imunizou, até agora, cerca de 5% a menos que o Rio Grande do Sul. Esse dado foi divulgado no domingo. Qual seria o motivo (ou os motivos) para uma imunização menor, pelo menos até agora? 
    Apesar da proximidade política entre o governador Ratinho Junior (PSD) e o presidente Messias (sem partido), o estado estaria recebendo menos vacinas que o RS comandado por Eduardo Leite (PSDB)? De que estaria adiantando Ratinho ser um aliado tão fiel ao presidente se, na hora de receber a carga de imunizantes, a maior parte passa direto? Ou, se as quantidades são iguais, qual seria o problema? A "logística" daqui? Seria uma questão de competência para fazer esse trabalho? De agilidade?
    O governador Ratinho poderia esclarecer a população...
    E vamos lembrar do tal "acordo" assinado, em agosto de 2020, com o laboratório russo que produz a Sputnik V pra compra de vacinas e pra transferência de tecnologia. O contraro "evaporou"...