segunda-feira, 19 de abril de 2021

MORRE MARIAZINHA, UMA DAS ÚLTIMAS SOBREVIVENTES DA GUERRA DO CONTESTADO

    

Jornalista Dirk Lopes e a Mariazinha


    Morreu, em Santa Cecília, Santa Catarina, a dona Mariazinha, sobrevivente da Guerra do Contestado (1912-1916), conflito numa região rica em madeira e erva-mate ente Paraná e Santa Catarina. Ela estaria com 115 anos (não há uma certidão de nascimento) e morreu de problemas no coração.
    O jornalista Dirk Lopes, que fez um documentário sobre essa guerra, falou sobre Mariazinha:
    "Perdemos hoje Mariazinha, uma das últimas sobreviventes das batalhas da Guerra do Contestado. Em abril de 1915 ela fugiu com seus pais do Reduto de Santa Maria que estava sendo atacado pelo Exército Brasileiro. Viu gente morrendo, muito sangue, crianças e mulheres chorando, escapou pelo mato, passou fome e comeu cinto de couro dos amigos. Seu depoimento gravado em 13.01.2020 está no meu webdocumentário 'Órfãos do Contestado' publicado em 07.09.2020. Nos últimos três meses morou numa casa nova construída por abnegados do Contestado como o professor da UEL Nilson Fraga e Carlos Nedi da Associação Cultural Coração do Contestado. Hoje a História do Brasil ficou órfã de Mariazinha."
    Você pode assistir, no YouTube, de graça,  ao belo documentário produzido pelo Dirk sobre a Guerra do Contestado. É só entrar no seguinte endereço:
    
https://youtu.be/pmgtJ5vyXAo...