sábado, 15 de maio de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: COMERCIANTES DIZEM "NÃO AO LOCKDOWN" ... MAS ELES TAMBÉM PRECISAM COLABORAR...

    
(foto: arquivo/PM)


    Num país ideal, seria todo mundo (ou a grande maioria....) da população já ter sido vacinada. Mas, no Brasil, o total ainda não chega a 20%. Esse percentual é de quem tomou a primeira dose. Se formos calcular quem já recebeu a segunda dose, esse total cai bastante. Culpa de quem? A gente sabe de quem...
    O Paraná já vê a terceira onda da covid "dando na praia".   E aparece uma informação que preocupa bastante (como se todos os outros relacionados ao coronavírus não preocupassem...): Aumentou em 75% o número de mortes por covid-19 de pessoas na faixa de 30 a 39 anos. É a turma jovem que vai para bares, faz aglomerações, vai para baladas clandestinas (ou não), que reúne parentes e amigos para aquele churras, pra comemorar "niver", ou, simplesmente, pra se encontrar.
    Por causa do agravamento da pandemia, o governo do estado e a Prefeitura de Curitiba estudam a volta de "medidas mais restritivas". Já imaginando que isso possa representar fechamento de lojas, a Associação Comercial "se antecipou" e já pediu a Ratinho Junior e Rafael Greca que "não determinem lockdown".
    É compreensível a preocupação dos empresários, mas bora lembrar que: 1.Combate à pandemia e funcionamento da atividade econômica não são "concorrentes". Os patrões colocam a situação como se quem defendesse o distanciamento fosse contra a Economia. E "lockdown", de verdade, o Paraná nunca teve. 2.Única cidade do país que deve ter tido um "fecha tudo" pra valer foi Araraquara, São Paulo. Durante 10 dias. E funcionou. Por lá, as mortes e os índices de contaminados caíram bastante. 3. A OMS já afirmou (base científica): Pandemia se combate com isolamento e hábitos de higiene. 4. As autoridades devem ser rigorosas, mas, claro (desenhando...), dar um "suporte" econômico  para pequenas e médias empresas. E, obviamente, também para os trabalhadores.
    Quando se fala que empresários devem colaborar (para que se evitem medidas "mais rigorosas") é seguir o que já está determinado. Mas muitos "abusam" e não cumprem os decretos. Veja: Nessa sexta-feira à noite, a fiscalização fechou bares numa "região boêmia" de Curitiba, o Alto da XV. Motivos? Não cumpriram horário de fechamento e causavam aglomerações. Havia muita gente sem máscara...
    Comerciante que não cumpre as regras, não pode reclamar depois....