quinta-feira, 15 de julho de 2021

A NORUEGA É AQUI???

   


   Defende os protestos em Cuba como se o Brasil fosse uma Noruega.
    Esse é o perfil típico do brasileiro classe média (que pensa que é rico...). "Informado" pela imprensa conservadora brasileira (que "infla" as manifestações no país de Fidel...) e pelas fake news palacianas carluxeanas, não tem a menor ideia da historia de Cuba. Também não imagina como são as condições de vida na Ilha.
    Só ouve dizer que Cuba é comunista e que o governo faz o povo passar fome. "Veja os carros velhos que rodam nas ruas..." afirma o brasileiro com esse perfil. Mas desconhece que, desde a revolução comandada por Fidel Castro/Che Guevara no fim dos anos 1950, o país sofre um embargo econômico dos EUA e das nações que puxam o saco do presidente americano da hora...
    Sim! A ilha enfrenta problemas gerais de qualidade de vida. Mas boa parte dessas dificuldades vêm do "massacre" imposto pelos países ocidentais à forma de governo adotado pelos cubanos.
    Mas aqueles que querem "riscar Cuba do mapa" devem "tirar o cavalinho da chuva". Há 60 anos, os chamados cubanos-americanos e a imprensa de direita estão prevendo a "queda iminente" do governo cubano.
    Importante saber: A Noruega tem o maior IDH do mundo.... Cuba ocupa a posição 70....e o Brasil aparece na posição 84...
    Vamos olhar primeiro para o "nosso quintal" antes de jogarmos pedra no telhado do vizinho.