sexta-feira, 30 de julho de 2021

SE ÍCARO FOSSE DE CURITIBA, AS ASAS DELE NÃO DERRETERIAM...

   


      A sexta-feira começou gelada em todo o Paraná. Segundo  Simepar, 29 municípios registraram temperaturas negativas. A "era do gelo" chegou "pesada". A mínima foi em General Carneiro, -7,3ºC; em Entre Rios (distrito de Guarapuava), -4,3º C; em União da Vitória, -3,9º C. Em Curitiba a marca dos termômetros também foi abaixo de zero: -0,6º C.
    Quinta e sexta-feira têm sido dias geladaços na capital paranaense e região. Ontem, por exemplo, um voo foi cancelado de Curitiba para Porto Alegre porque as asas do avião estavam congeladas. Repito: asas congeladas. Lembro de já ter visto que, na Europa, onde os invernos são rigorosíssimos, os principais aeroportos são equipados com um sistema que descongela e impede novo congelamento das asas.
    Dito isso, minha amiga e meu amigo que navegam nas ondas gélidas da internet, me vem à cabeça a história de Ícaro. Diz a lenda grega que ele e o pai, Dédalo, estavam presos na Ilha de Creta, num labirinto que já havia sido prisão do Minotauro que acabou morto por Teseu.
    Muito bem: Pensando em dar no pé da masmorra, Ícaro e o pai construíram asas com cera de mel de abelha e com penas de diversos pássaros. Como conseguiram mel e penas? Não me pergunte, por isso é que é lenda... Pra encurtar a história, o pai de Ícaro fez uma advertência: Para o filho não voar muito perto do Sol porque as asas poderiam derreter... Ícaro, como todo jovem intrépido que pensava ser isso apenas "papo furado de velho", não deu atenção ao alerta e se aproximou muito do Sol. Fim trágico: As asas derreteram, ele caiu no mar e morreu afogado...
    Se morasse em Curitiba, o "enfant terrible" grego não morreria desse jeito. Em primeiro lugar porque as asas estariam tão congeladas que não derreteriam nem se o Sol tivesse uma "potência" dez vezes maior. Em segundo lugar, porque os dias são tão frios na capital paranaense que a única função do Sol no inverno curitibano é ser "lâmpada de geladeira".