sexta-feira, 17 de setembro de 2021

BRASIL EM CRISE? BANCO FECHA CINEMAS!

   


     O banco Itaú informou que vai fechar cinemas em Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Motivo? A crise econômica causada pela pandemia. O Itaú também informou, no começo de agosto, que o lucro líquido contábil no segundo trimestre (abril, maio e junho) de 2021 chegou a R$ 7,56 bilhões de reais. Você não leu errado: são  sete bilhões! Um crescimento de 120,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
    Dá pra concluir que não foi por falta de dinheiro que os cinemas fecharam. Foi uma questão de "estratégia". Pena que Curitiba, Porto Alegre e Salvador não fazem parte dessa "estratégia". Num comunicado à praça, o banco afirma que "faz-se necessário reestruturar a nossa atuação no mercado , revendo nossa presença em salas de cinema. A partir dessa quinta-feira, 16/09, estamos encerrando as atividades de nossas unidades nas praças de Curitiba, Porto Alegre e Salvador. As demais unidades seguem em funcionamento e passam a ter ainda mais relevância e importância em nossa estratégia de atuação para oferecer aquilo que mais acreditamos: a experiência única proporcionada pelas salas de cinema."
    Importante notar: o banco considera que "aquilo que mais acreditamos" é a experiência única das salas de cinema, mas, ao mesmo tempo, fecha salas culpando a pandemia. Ou seja, quem acredita numa ideia investe naquela ideia. E não se preocupada com prejuízos que tenham ocorrido "nos últimos meses". Lembre que falamos de uma das maiores empresas do país. Não é um cineminha de bairro...
    Também vamos pensar que cinema não é o negócio do Itaú. Claro que ninguém queima nota de 100 reais e nem entra numa atividade só pra ficar tendo prejuízo. Para o banco, ao que parece, abrir salas de exibição era um trabalho no seguinte sentido: Investimento em cultura (a fundo "perdido").... "fazer bem" à marca da empresa... ter uma "participação social" com os lucros astronômicos da instituição.
    E eu que sempre pensei que grandes empresas têm "isenção fiscal" (abatem/não pagam alguns impostos) pra investir em cultura.
    Mas sejamos justos: Não é só o Itaú que teve um lucro gigantesco em 2021, o segundo ano da pandemia. Todos os outros bancos também lucraram muito.
    E olha só que coisa: Entre os herdeiros do Itaú estão dois dos melhores cineastas do país: os irmãos Walter Salles  (diretor de "Central do Brasil", que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro) e João Salles, esse mais dedicado aos documentários. Mas destaquemos que eles não definem a política de investimentos e nem a administração do banco. Quem cuida dessa parte são outros dois irmãos deles. Walter e João são "apenas" acionistas.
    Mas o que é triste é ver a "importância" dada à cultura no país pelas grandes empresas. Faturamento tá caindo? Corta da cultura! Seria desnecessário lembrar, mas lá vai:
    Alimentação, saúde, vestuário, moradia, educação e cultura. São princípios dos direitos de qualquer pessoa.
    Abaixo o comunicado do banco Itaú: