segunda-feira, 18 de outubro de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: A CBN CURITIBA É A RÁDIO QUE VAI PARAR...DE TOCAR A NOTÍCIA

    


    A rádio CBN Curitiba que há 26 anos tinha o orgulho de dizer que era "a rádio que toca a notícia" vai fechar o microfone a partir de 1ºde novembro. E esse orgulho da equipe tem razão de ser: Foi a primeira emissora de rádio do Paraná a só apresentar notícias 24 horas por dia. 
    Depois de quase 3 décadas, o empresário Joel Malucelli, dono da emissora em Curitiba, resolveu não renovar a concessão com a "matriz" CBN nacional, que é do grupo Globo. Mais: o empresário Amarildo Lopes (que á é dono da CBN Londrina e que também assumiu a Transamérica Light da capital paranaense) vai ficar com a concessão. Ainda não se sabe se o nome CBN Curitiba vai ser mantido ou se a emissora vai ser renomeada. As informações são do portal "Bem Paraná".
    O meio de Comunicação é cheio de curiosidades. Por exemplo: Joel Malucelli afirmou, em comunicado, que continuará com outra rádio de notícias em Curitiba: A Bandnews FM. A nível nacional, CBN e Bandnews são concorrentes, têm donos diferentes. Mas na capital paranaense, apesar da "concorrência", eram do mesmo dono até o empresário desistir da concessão.
    O fim da atual CBN Curitiba teve como consequência terrível a demissão de empregados. Aproximadamente 10 jornalistas teriam sido mandados embora. O Sindijor informou que acompanha a situação. Também surgiu uma informação de que outros 15 funcionários também foram demitidos. 
    Na capital do Paraná, o Grupo Malucelli também é dono de uma emissora de televisão filiada à BAND.
    O fechamento de um veículo de comunicação sempre é lamentável. Principalmente porque vai ser menos informações apuradas e divulgadas de forma profissional, por jornalistas. Isso numa era em que as fake news borbulham na internet, nas redes sociais...