segunda-feira, 4 de outubro de 2021

"PANDORA PAPERS": É A "CAIXA DE PANDORA" DO GUEDES

    

    Aqui em terra brasilis a gente não vive um minuto de paz. Não dá pra ter sossego com um escândalo atrás do outro. "Vou ali na cozinha pegar um copo de água..." e pronto! Virou as costas, se distraiu um pouquinho, lá vem bomba! E não dão descanso nem no fim de semana, período que seria pra relaxar. Afinal, Deus (que não é o Messias...) criou o mundo e descansou no sétimo dia. Mas isso faz tempo.
   A "bomba" desse domingo ("Temos algo bombástico"? Como sempre perguntava um dos melhores jornalistas quem conheço, Dirk Lopes, ao entrar na Redação) foi a revelação pelo "Pandora Papers" (investigação sobre paraísos fiscais realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos) de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, são donos de empresas em paraísos fiscais: as ditas "offshore".
    O que diz a lei: Não é ilegal...desde que a existência da offshore seja declarada à Receita Federal. As empresas de Guedes e de Campos Neto teriam sido comunicadas ao fisco. Mas...o Código de Conduta da Alta Administração Federal  proíbe "investimentos em bens cujo valor (ou cotação) possa ser afetado por decisão ou política governamental a respeito da qual a autoridade pública tenha informações privilegiadas".
    Ou seja, tipo... cotação do dólar!
    O líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) já disse que "há conflito de interesses" na atuação do ministro e do presidente do BC, e que a dupla deve ser convocada pra prestar esclarecimentos aos parlamentares. O economista Eduardo Moreira também pensa assim e é bem crítico:
    "Os dois principais responsáveis por combater a desigualdade no país e fiscalizar o sistema financeiro têm contas em paraísos fiscais onde não se paga impostos e esconde-se recursos. E estão promovendo mudanças na lei a seu favor. Escândalo pouco é bobagem".
    Bora lembrar que Paulo Guedes era o cidadão que se sentia "incomodado" porque empregadas domésticas "viajavam pra Disney com o câmbio favorável" na época do PT.

    Importante (1): No Brasil, fazem parte do Conselho Internacional de Jornalistas Investigativos: Os portais Metrópoles e Poder360 e a revista Piauí.
    Importante (2): A velha mídia corporativa repercutiu a notícia (inclusive na televisão, no domingo à noite...) noticiando o escândalo e dando notas de Guedes e de Campos Neto de que "agiram dentro da lei". Mas a história não pode acabar por aqui. Cabe à imprensa vetusta investigar pra ver se essas ações das autoridades públicas realmente estão dentro da lei como afirmam...
    Importante (3): O que é a "Caixa de Pandora"? Na mitologia grega, ela representa os perigos que nos assombram. Daí dizer "abrir a caixa de Pandora" é uma metáfora que se refere a tudo que é melhor não fazer. Ou seja: ao abrir a Caixa de Pandora, já se sabe que as consequências não serão nada boas...