segunda-feira, 4 de outubro de 2021

REDES SOCIAIS "BUGADAS": O DIA EM QUE A TERRA PAROU

     


    As teses sobre a "queda" do Zap, Insta e Face são várias. Como o Facebook nunca é muito claro sobre o que acontece (seria "estratégia de mercado/segurança patrimonial"?), o povo que "aprendeu" a entender de tudo justamente no "feice", faz surgir as "teorias da conspiração":
    Uns dizem que o Mark Zuckerberg "tropeçou num fio" e tirou o sistema do ar...outros que o estagiário foi "usar a cafeteira" e ligou o aparelho na voltagem errada e derrubou o disjuntor...
    De séria, mesmo, a explicação do presidente-executivo da CloudFlare, empresa de distribuição de conteúdo, Matthew Prince:
   "A explicação mais provável é que as rotas de internet da companhia (BGP) foram retiradas por engano durante a manutenção". Ele também não acredita que o sistema tenha sofrido ataque de hackers.
    Fato é que milhões de pessoas ficaram sem comunicação no planeta. Muitos com prejuízo porque dependem de redes sociais para trabalhar. Mas a imensa maioria usa face, insta e zap pra "zoar" com migas e migos. Pra desfile de vaidades e de "bens" (materiais, claro). 
    Um piazão de uns 15 anos ficou essas horas sem redes sociais e surtou. Sapateando, urrava:
    "Ai, ai... como é que eu vou viver sem zap, insta e feice tanto tempo? Num guento!"
    Perguntei pra ele:
    "Amiguinho, e como você viveu até agora? Você nasceu plugado?"