sexta-feira, 19 de novembro de 2021

RACISMO: CELSINHO É VÍTIMA (DUAS VEZES!) DE RACISMO

    


    Cada dia é (pelo menos) um absurdo que a gente vê. E quando o caso é de racismo, é gravíssimo. O jogador do Londrina, Celsinho, foi vítima de ofensa racial de um dirigente do Brusque. O caso foi parar na justiça e o time catarinense perdeu os pontos do jogo.
    Mas tudo não para por aí. A história é pior do que se imagina: Primeiro, o clube de Santa Catarina disse que o jogador estava "de mimimi", estava "exagerando"...Com a perda dos 3 pontos, a direção do Brusque admitiu que houve a ofensa e "pediu desculpas". Pediu perdão, mas recorreu ao STJD. No tapetão, o time catarinense recuperou os pontos perdidos.
    Argumento dos advogados do Brusque: O fato foi grave mas não foi gravíssimo. Aí para tudo, né? Ainda: Disseram que o cartola "agiu como torcedor e não como dirigente...". Quer dizer, se for torcedor pode cometer crime? Pode cometer ofensa racial???
    Ao confirmar os 3 pontos para o time de Santa Catarina, o STJD confirmou todas as barbaridades citadas acima. 
    Celsinho se manifestou. Em entrevista ao blog da jornalista Gabriela Moreira ele disse:
    "O STJD tinha uma grande oportunidade de mudar tudo. De fazer algo bem positivo. Ficar bem visto por todos e acabou dando um tiro no próprio pé.  Ao invés de evoluir, eles retrocederam. Muito vergonhoso. Que grande decepção!"
    O jornalista da ESPN Brasil, Abel Neto (que também é negro), também falou sobre a ofensa:
    "Ao pedir desculpas, o Brusque assumiu o crime. Mas correu atrás dos pontos...Quero expressar minha indignação. Foi uma vitória do racismo. É a derrota de tudo o que a gente defende. E as pessoas que tomaram a decisão no STJD eram todas brancas. Nunca vão sentir isso na pele".


Abel Neto, jornalista da ESPN Brasil