quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

CUIDADO COM O GOLPE DO FALSO MECÂNICO OU DA "FUMAÇA NO MOTOR"

   


     O "trabalho" dos pilantras é ficar pensando, "bolando" golpes. Um golpe que começa a ser aplicado com mais frequência em Curitiba é o do falso mecânico ou da "fumaça no motor": A pessoa está no carro estacionado em algum lugar. Aí um cara se aproxima e alerta: "Veja, está saindo muita fumaça do motor!" O motorista se assusta e aceita a ajuda do pilantra que diz trabalhar numa oficina. O larápio se oferece pra ligar para um mecânico que chega e "resolve rapidinho o problema". O pagamento é em cartão... Passou o cartão, já era! Está clonado.
    Um casal que não quis se identificar contou ao Bora Pensar! como foi que tudo aconteceu. Foi em Curitiba nessa semana:
    "Por volta das 13 horas dessa terça-feira, 7 de dezembro, em frente ao portão de um colégio estadual, um homem se aproximou do nosso carro e avisou ao meu marido que havia um foco de fumaça no motor. Ao olhar, meu marido espantou-se com a fumaça densa. O homem se ofereceu para ajudar para que o carro não pegasse fogo. Ele disse que trabalhava numa oficina. Aí o sujeito 'ligou na empresa'. Em seguida, chegou o 'mecânico' em uma moto e, rapidamente, resolveu o problema. O valor do serviço ficou em 60 reais. Na sequência, meu marido passou o cartão e digitou a senha, que 'não deu certo'. Ele digitou novamente: 'não deu certo'. Eles então disseram que o meu marido poderia pagar 'na empresa'. Ele foi. Ao chegar no endereço fornecido, não havia nada no local. Aí percebemos que se tratava de um golpe. Eles clonaram o cartão e limparam a conta..."
    Para o golpe funcionar, os malandros "colocam" a fumaça por baixo do carro...
    O casal foi à Polícia e registrou o B.O. Eles também procuraram o banco e perguntaram por que os valores, altos, foram liberados sem que alguém do banco ligasse pra saber se estava tudo O.K. Disseram ainda que o caso está sendo "estudado" pelo banco.
    FICA AÍ, MINHA GENTE, O ALERTA!

                                        GOLPE DA PLACA
    Tem um outro tipo de golpe que acontece na estrada: Você para num restaurante e o malaco retira a placa do teu carro. Quando você retorna à estrada, ele "emparelha" com você e mostra tua placa. Você para pra pegar a placa e "agradecer" e aí ele anuncia o assalto...