quinta-feira, 28 de abril de 2022

O DRAMA DO LOTAÇÃO: SEM A OBRIGATORIEDADE DE MÁSCARA, É QUASE "RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA"

    


    Outro dia fazendo um "footing" pela charmosa rua João Bettega, baiirro do Portão, um ônibus interbairros parou ao meu lado. Vi uma cena que me estarreceu: O veículo estava lotadaço, com muitos passageiros em pé, "colados" uns nos outros, quase naquela respiração boca a boca. A maioria sem máscara. Porque agora o uso não é mais obrigatório...
    Aí pergunto: Já que a pandemia ainda não acabou, onde fica a segurança desse povo? Deveria a Prefa  continuar obrigando o uso de máscara no transporte coletivo. Ou... ou.... só permitir passageiros sentados... Claro que essa segunda opção é só utopia, sonho de uma noite de outono. Mesmo porque, o alcaide jamais determinaria isso. Aí seria uma "revolução" dos empresários do setor:
    "O quê? Conforto para os trabalhadores, vocês tão loucos???"
    Tem mais. A preocupação do alcaide é outra: No dia 10 de abril passado, ele propôs destinar mais 174 milhões de reais para os donos de empresas de ônibus. Justificativa: Seria para cobrir a suposta diferença entre o custo para manter o sistema e o preço da passagem. É... o diesel tá caro! E quem aumentou o preço? O sujeito que ocupa o Palácio do Planalto...
    Mas... o alcaide só poderia repassar o dinheiro para os empresários através de um projeto de lei mandado à  Câmara Municipal. Agora você imagine, meu companheiro e/ou minha companheira: 
    Você acha que os vereadores que apoiam o prefeito, os que são "independentes", e os "simpatizantes", não vão dar aquela força?!
    Uma informação importantíssima que sai de dentro da própria Prefeitura de Curitiba: O número de "casos ativos" da covid na cidade voltou a aumentar. Já passa de mil a quantidade de pessoas consideradas "potenciais transmissoras" da doença.
    Só por Deus! Porque se depender de "São Rafael"...