segunda-feira, 16 de maio de 2022

O FUTEBOL E A VIDA: JOGADOR "SIMULA" AGRESSÃO RACIAL???

    
(foto: reprodução Premiere)


    A gente já viu (e vê quase todo jogo...) jogador simulando falta... simulando pênalti... mas... jogador "simulando" (que teria sofrido) agressão/ crime racial
    Pelo o que se relata, o corintiano Rafael Ramos teria cometido crime de injúria racial contra o colorado Edenilson. Foi no sábado à noite em Porto Alegre no jogo Internacional x Corinthians. 
    O corintiano chegou a ser preso (depois do jogo... a partida, por via das dúvidas, não deveria nem ter continuado). Mas a diretoria do time pagou 10 mil reais de fiança pra ele ser solto da cadeia. 
    Na defesa, Rafael disse que o Edenilson  "entendeu errado" o que ele (por ser português e ter sotaque diferente) disse. De acordo com o acusado, ele teria falado "caralho" e o acusador entendido "macaco". Cá entre nós... tem uma diferença bem GRANDE entre as duas palavras. 
    Mais: o corintiano deu a entender que Edenilson levou o caso adiante pra "não passar por louco". Ou seja, ter feito uma acusação que não se sustentaria...
    Por seu lado, Edenilson diz ter certeza absoluta do que ouviu. Por isso não teria aceitado o pedido de "desculpa" do jogador português. 
    Rafael Ramos foi indicado por crime de injúria racial (que permite livramento por pagamento de fiança) e não por crime de racismo. É que, na lei, há uma diferença grande entre os dois delitos. Na injúria, uma pessoa é ofendida. No racismo, é um grupo, uma coletividade.

                             
(fonte: Jusbrasil)

Bora Pensar! Várias pessoas estão dizendo (em redes sociais, claro!) que o jogador do Inter fez isso para "levar vantagem", "se aproveitar da situação". Me perdoe o leitor, mas é um bando de idiotas, de preconceituosos, os que afirmam isso. Só alguém que sofre um ato de preconceito é que sabe como isso é dolorido.
É o "time de idiotas" da internet ao qual o escritor Umberto Eco se referia.

Obs: "O Futebol e a Vida" era um bordão do narrador Lombardi Junior.