terça-feira, 20 de dezembro de 2022

BONS ARES... SOPRAM DA ARGENTINA

   


     Nessa terça-feira é feriado na Argentina. Motivo? Pra comemorar o título de campeão mundial. O "caneco" não ia para nosso vizinho há 36 anos. Nós estamos "na seca" há 20 anos. 
    Los hermanos têm mais é que festejar. O último Mundial eles ganharam no México em 1986. Com "direito" a gol de Maradona feito com a mão  no jogo com a Inglaterra.
    Em 2022, brasileiros "reclamam" do feriado na Argentina. Dizem que é um "absurdo" porque a economia deles "está quebrada". De fato, não anda "bem das pernas". Mas... quem somos nós pra falar da situação econômica de alguém? Temos 62 milhões de habitantes "abaixo da linha da pobreza", isso é, na miséria. E 33 milhões de pessoas estão em "insegurança alimentar", quer dizer, passam fome. Não têm o que comer... Dados do IBGE.
    Como diz o ditado, o brasileiro "come mortadela (por sinal uma delícia!) e arrota presunto".
    Os brazucas também tentam debochar: "Lá tem feriado todo dia. Não tem emprego mesmo. KKK".
    Carai, véio!  Não sabia que aqui era uma Dinamarca! Ninguém me avisou! De acordo com pesquisa de um instituto ("Legatum Institute") sediado em Londres, o país dos dinamarqueses ocupou o topo de riqueza em 2021. O relatório de 2022 ainda não saiu.
    No índice de prosperidade, a Argentina está em 57º lugar. Aí você vai dizer: "Não falei, vizinhos pobres e querem feriado!".
    Péra lá, meu amigo... o Brasil está em 68º lugar nesse ranking.