Lula "bateu o martelo" e decidiu: o deputado federal paranaense Enio Verri (PT) vai ser o novo diretor-geral da usina de Itaipu. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira. Para assumir o cargo, Verri terá que renunciar ao cargo de deputado federal.
Paranaense de Maringá, economista e professor, Foi secretário de Planejamento no governo de Roberto Requião. Presidiu o PT no Paraná por 8 anos. Faz parte da Comissão de Tributação e Finanças da Câmara dos Deputados.
Ele já ocupou cargos no governo federal quando Lula foi presidente pela primeira vez: Em 2004, assumiu como assessor técnico da Presidência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Em 2005, ocupou - até 2006 - a chefia de gabinete do Ministério do Planejamento. Naquele ano foi eleito deputado estadual pelo PT.
Na rede social, Enio Verri comentou a indicação:
"Sinto-me honrado do presidente Lula escolher meu nome para assumir essa nova missão. Itaipu tem um papel importantíssimo no planejamento do governo brasileiro, que é promover e financiar ações que tragam avanços econômicos, tecnológicos e sociais para o Paraná e o Brasil. E, ainda, ser um vetor de modernização e democratização do setor energético. Aceito esse desafio para contribuir com o projeto de Lula para Itaipu e para o país. Já tinha afirmado anteriormente, estou no PT há 40 anos e sempre defendi que os interesses coletivos se impõem ao individual. E, hoje, esse projeto coletivo é a reconstrução do Brasil. E Itaipu faz parte desse grande projeto."