quarta-feira, 5 de abril de 2023

EDUCADOR HAVIA ALERTADO: NÃO É "SE", MAS "QUANDO" HAVERÁ NOVO ATAQUE NUMA ESCOLA. ACONTECEU HOJE EM BLUMENAU

    


    O professor da USP e educador Daniel Cara já havia alertado depois do ataque (há menos de 10 dias!) numa escola de São Paulo quando um adolescente matou uma professora com golpes de faca e deixou outras três feridas além de um aluno: "Alertamos: A pergunta nunca foi SE aconteceria um novo ataque com mortes. Mas QUANDO. Ocorreu hoje em uma creche em Blumenau, após muitas tentativas e alguns ataques sem vítimas que aconteceram em todo o país desde 27 de março."
    Dessa vez, na cidade no Vale do Itajaí, um homem de 25 anos invadiu uma creche particular com uma machadinha e matou quatro crianças com idades entre 4 e 7 anos. Outras quatro crianças ficaram feridas. De acordo com a polícia, ele se entregou depois do crime. Representantes das autoridades afirmam que ele teria tido um surto psicótico. Mas quem vai determinar isso é só um psicólogo ou psiquiatra depois de um exame.
    A motivação dos assassinatos ainda não se sabe ou não foi revelada. 
    O presidente Lula (PT) se manifestou sobre a tragédia: "Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor. Ato absurdo de ódio e covardia. Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse".
    Fato é, minha amiga e meu amigo, que nos últimos 4 anos a violência "descambou" no Brasil. Libertaram os demônios presos nos "cidadãos de bem". A sociedade está com uma doença gravíssima e mortal. 
    Tem remédio? Não sei! Tem cura? Não sei! Com a palavra educadores como o professor Daniel Cara e psicólogos e psiquiatras. 
    Semearam violência e agora colhem tragédias nos locais em que as crianças devem estar para aprender o sentido da vida.