Fausto Silva é rico e famoso? O Brasil sabe que sim! Faustão, 73 anos, "furou a fila" para receber um coração? Não! É o que garante o Ministério da Saúde. Segundo a médica Daniela Salomão, coordenadora do Sistema Nacional de Transplante, o SNT é um sistema dinâmico. É uma lista e não uma fila. A orientação sempre segue critérios técnicos.
A médica explica que é preciso mudar a comunicação nessa área: "Parar de falar fila. O transplante não tem uma ordenação de fila".
Como receber uma doação? Em primeiro lugar o paciente precisa estar inscrito em uma lista de espera que é monitorada pelo SNT. Esta lista, segundo o Ministério da Saúde, é única e vale para quem espera pelo SUS ou pela rede privada de saúde. Os principais critérios são: compatibilidade sanguínea e gravidade do caso. Faustão, além da insuficiência cardíaca, ainda fazia diálise. Ele estava na lista desde o dia 20 de agosto. Ou seja, a saúde muito debilitada o colocava como prioridade para o transplante.
De acordo com um último levantamento do Ministério da Saúde, quase 66 mil pessoas esperam na lista para receber um órgão no país. Mais de 36 mil aguardam por um rim. Por uma córnea, esperaram 25,6 mil pessoas. Aguardam por um fígado: 2,2 mil pacientes. Na lista, quase 380 brasileiros esperam por um coração.
Fausto Silva foi operado na tarde desse domingo no Hospital Alberto Einstein, em São Paulo. A cirurgia durou aproximadamente 2h30min.
Com informações do UOL/Folha/G1.