sábado, 9 de setembro de 2023

NEYMAR: O "FALSO RECORDE" DO NÚMERO DE GOLS PELA SELEÇÃO

    


    Nesse 7 de Setembro o Brasil estreou nas eliminatórias da Copa do Mundo contra a fraquíssima, a desmilinguida Bolívia. Placar de 5 a 1. Seria 6 se o Menino Ney não tivesse perdido "bisonhamente" um pênalti. Mesmo assim "anotou 2 tentos" (como diria o velho radialista). 
    Ele precisaria apenas marcar uma vez para superar Pelé em número de gols anotados pela seleção. Mas é uma estatística que não tem o menor sentido. Isso torna ele "melhor" que o Rei do futebol? Claro que não! É preciso contextualizar. E é um recorde de acordo com a FIFA: Pelé fez 77 gols em 91 jogos. Para balançar as redes 79 vezes, o Menino precisou de 125 partidas. E são épocas diferentes, situações diferentes, adversários diferentes. No tempo do Rei, a seleção Canarinho enfrentava adversários mais poderosos.
    Ainda: Com 77 gols, Pelé ajudou o Brasil a ser tricampeão mundial. E só não foi tetra em 66 porque Portugal "quebrou de cacete" o jogador. E o quê ele ganhou? Mas numa coisa o Menino é "ótimo": na rede social. Aparecer é com ele! 
    E a Mídia do Eixo "baba ovo" por esse falso brilhante.
    Trata o momento como "gol histórico", "noite inesquecível". Até parece que o sujeito fez mil gols...
    "Ah, mas tem um milhão de "likes" na rede social...", diriam Neymarzetes surtadas e surtados.
    E Pelé chegou aos mil gols com apenas 29 anos!