domingo, 28 de abril de 2024

SARNEY, 94 ANOS! FESTÃO DE ANIVERSÁRIO DO HOMEM QUE CRIOU O PLANO CRUZADO

   


     Políticos da extrema-direita à extrema-esquerda. Empresários, parentes, amigos, jornalistas (sim! também são filhos de Deus e estavam "a trabalho..."). Enfim, o "Bel Mondo" no Lago Sul de Brasília. Todos na sessão "beija-mão" no aniversário de 94 anos de José Sarney de Araújo Costa, no último dia 24. Beija a mão... e bico naquele "uíshquinho" importado de, no mínimo, 20 anos, porque ninguém é de ferro. Só o Tony Stark...
    Ele já foi de tudo na política. Ocupou os principais cargos: Presidente, senador, deputado federal, governador de estado (do Maranhão). Empresário, é dono da concessão da TV Globo no estado. Muito amigo da família Marinho. Isso é bastante importante!
    Foi um presidente "acidental". Eleito vice na chapa com Tancredo Neves para a Presidência, "virou" presidente com a morte de Tancredo que nem assumiu o poder.
    A grande marca do governo Sarney foi a criação do Plano Cruzado, num país que nunca havia conseguido controlar a inflação. Mas a história mostra que o Cruzado foi uma "bomba relógio": Elegeu muitos governadores do MDB (partido de Sarney) mas explodiu em seguida. Aquele plano de congelar preços por 12 meses estava na cara que não iria dar certo...
    O empresariado chiou...
    Pra tentar segurar os preços, o governo criou a figura do "fiscal do Sarney": Cidadão/cidadã que ia a supermercados e lojas pra fazer compra, fiscalizava pra ver se a maquininha que reajustava os valores dos produtos, não estava sendo usada. A ordem era: Preço subiu, liga pra Sunab!
    Na festa de 94 anos do ex-presidente José Sarney (primeiro presidente civil depois da ditadura militar), estavam lá: Muitos fiscais do Sarney. Esses se deram bem na vida. E os "fiscais pobres"?
    Saúde, presidente!