O mundo viu que o Brasil não jogou nada contra o Equador, nessa sexta à noite em Curitiba, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Se formos comparar a um estudante, a seleção tirou a nota mínima na prova. Venceu por um a zero, gol de Rodrygo.
Aí a imprensa do Eixo fica evocando o "espírito de Neymar" a cada resultado ruim do selecionado canarinho. Fase que já é ruim desde o ano passado...O Dorival não tá conseguindo acertar o time. E não dá pra dizer que o trabalho dele está "apenas começando". Péraí! Já teve tempo pra "mostrar serviço"...
Por falar em estudante, me recordo de menino. E do Menino Ney. Torcedores (e cronistas!) fanáticos do rapaz insistem que ele deve voltar ao escrete nacional. Só esquecem: O cara está se recuperando de uma contusão que deixou ele todo estropiado. Passou por cirurgia. Dizem que volta em setembro. Setembro é agora! Vai começar a voltar. Se fosse o caso, se fosse o caso..., seleção acho que só no ano que vem...
Na transmissão da televisão, perguntados, dois comentaristas vieram com o mesmo discurso: "Ah, sim! Claro! O Ney tem vaga. É ele e mais 10." Mas e o medo de dizer que num time com Vini Jr, Endrick, Estevão, Raphinha, Paquetá, não tem mais lugar para esse senhor? Parece que estão falando de Pelé, de Zico, de Garrincha, de Ronaldo Fenômeno, de Romário... O Menino era terceira prateleira no campeoníssimo Barcelona, atrás de Messi e de Luizito Soares.
Neymar, 32 anos, teve o auge dele na Copa de 2018 (lá se vão 6 anos...) na Copa da Rússia. Mas ele preferia ficar rolando em campo e mais preocupado com o estilo do cabelo do que jogar bola. Para o próximo Mundial vai estar com 34 anos.
É um jogador que me lembra uma música do extraordinário Belchior: "Velha Roupa Colorida": "O passado é uma roupa que não nos serve mais". No caso, roupa é camiseta, calção, meião e chuteira...
No UOL, o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande Filho, soltou o verbo em cima da seleção e do Menino:
"Em 2018 ele virou meme no mundo todo. Era o auge, as pessoas esquecem, fingem que esquecem e só ficam falando de coisas que desejariam que o Neymar tivesse feito. O recorte é o seguinte: a seleção brasileira tá um lixo. O Neymar tá parado há um ano. Se ele voltar e mostrar que tá jogando bem ele pode ser convocado para ver se na seleção brasileira acontece alguma coisa. Ele entra no mesmo pacote que todos os outros jogadores."
MAIS:
"O Neymar não joga há um ano. Tá voltando a bater na bola agora. Ficar pensando no que ele pode fazer ou ajudar, isso é algo que não faz sentido. Precisa ver ele no campo jogando depois de uma contusão grave. O momento pré contusão do Neymar não tava acontecendo nada. O Neymar jogou contra a Venezuela em Cuiabá, foi 0 a 0. A mesma coisa que Equador e Brasil, o Neymar com a 10. Não muda absolutamente nada."