terça-feira, 10 de setembro de 2024

LUTO NO CINEMA E NA TV: A MORTE DE JAMES EARL JONES

    


     Para o grande público ele ficou conhecido por ser a voz de Darth Vader em "Guerra nas Estrelas". Taí um filme que "não deveria" ser assistido dublado. Respeito quem prefere ver assim, em português. Mas assistir um filme de Jones dublado é desperdiçar um dos maiores talentos da história do cinema.
    Na televisão, ele fez parte da "CNN raiz". Foi locutor da emissora e a voz da inesquecível vinheta da emissora a cabo americana: "This is CNN". Da CNN dos anos 90, me lembro de dois profissionais: Do Jones e do Peter Arnett, repórter que cobriu a Guerra do Golfo em 1991. Ainda num período de pouca tecnologia de comunicação, Arnett era o único repórter que tinha um telefone via satélite. Aí ganhou fama mundial.
    James Earl Jones estava com 93 anos e trabalhou mais de 70 anos como ator. Foi considerado um dos maiores atores da história americana. Em 2011 recebeu o Oscar honorário pelo conjunto da obra. 
    Também trabalhou na Broadway, onde atuou em várias peças de Shakespeare.
    No cinema, entre tantos e importantes trabalhos, também fez a voz de Mufasa, pai de Simba na animação O Rei Leão, de 1994.
    E pra quem curte Os Simpsons, ele dublou personagens em 3 temporadas: 1990, 1994 e 1998. 

    Ouça a vinheta da CNN com a voz de Jones: 


(Fonte: YouTube/CNN)