Noite de revide do Irã contra Israel. Foram 181 mísseis balísticos contra alvos militares. São projéteis que chegam a uma velocidade de 18.000 quilômetros por hora. Um míssil desse tipo pode levar até uma tonelada de explosivos. Ou seja, é bomba pra caramba!
Israel, sem divulgar números, informou que abateu a maior parte. Contou com a ajuda (como não poderia deixar de ser...) de 3 navios de guerra americanos ancorados no Mar Vermelho. Os israelenses também não divulgaram balanço de vítimas ou de prejuízos.
O que eles divulgaram é que o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, está proibido de entrar em Israel. É "persona non grata" no país. Benjamin "Bibi" queria que Guterres desse mais "ênfase" na condenação do ataque iraniano.
Ué, mas ele quer que o mandachuva das Nações Unidas promova a paz ou "ataque" o Irã? E olha que Guterres declarou: "Condenamos a ampliação do conflito no Oriente Médio, com escalada após escalada. Isso precisa acabar. Precisamos absolutamente de um cessar-fogo."
Por falar em português... uma autoridade de Portugal afirmou ontem que "o Irã precisa acabar com as hostilidades". E não disse nada para Israel? Não mandou recado?
Será que mandou bacalhau, pastéis de Belém e vinho do Porto?