Torcedor do Londrina está orgulhoso. Com razão. O Tubarão subiu de série no Brasileirão. Deixou a C para voltar à B. Mas... pela história, pela tradição, e pelos torcedores fanáticos que tem, o LEC deveria estar sempre figurando (como diria o velho radialista...) entre os principais times do Brasil.
Poisintão... Fato é que isso me fez lembrar uma faixa famosa da torcida londrinense: "Torça pelo time da sua cidade". Num estado em que parte da população torce para times gaúchos ou para times paulistas, essa faixa faz sentido há tempo... OK. Isso se deve (e muito!) à "colonização" do Paraná. Para a região oeste foram migrantes do Rio Grande do Sul. Para o norte e noroeste se deslocaram muitos paulistas. E óbvio, levaram junto a paixão clubista...
Não sou tão otário de imaginar que, entre os torcedores do Londrina, também não existam aqueles que torcem (ou são pelo menos simpatizantes) , de equipes de fora, principalmente de São Paulo. Mas a ideia da faixa traz alguma reflexões: 1. Mostre amor a um time da cidade em que você vive... 2. Se você veio de outro lugar, continue torcendo pelo seu antigo clube, mas denmostre carinho no novo endereço... 3. Não seja um "colonizado": se você é natural da cidade, valorize o meio em que você vive. Acho que essa é a principal.
OK! Pode parecer apenas "marketing". Se apenas for, eita marketing bem feito!
E olhe que hoje, a garotada às vezes torce mais por uma equipe da Europa do que brasileira. É um negócio esmagador/sufocante dos clubes gigantes que se tornou global.
A propósito: Sou do tempo em que "se torcia" para um time em cada estado. Além do amor "titular", havia "paqueras" no Brasil inteiro.