Janet Leigh, quem diria, acabou em... Curitiba! Isso mesmo! No começo da década de 1960 a cinelândia (reunião de cinemas próximos) bombava no centro da cidade. E na capital paranaense foi realizado o primeiro festival internacional de cinema do Brasil.
Quem desembarcou nos pinheirais para acompanhar o festival foi Janet Leigh (1927-2004), estrela de "Psicose" (1961), dirigido por Alfred Hitchcock (1899-1980). Só pra lembrar : Ela foi casada com o ator Tony Curtis e foram pais da também atriz Jamie Lee Curtis. De acordo com registro do jornal Tribuna do Paraná, Leigh veio participar da quinta edição do evento em 13 de abril de 1964 no antigo Cine Vitória.
Em Curitiba ela esteve acompanhado do colega de elenco Anthony Perkins (1932-1992) que fez o inesquecível Norman Bates no filme.
A visita de astros e estrelas ao Brasil era mais comum no período entre as décadas de 1940 e 1960. Primeiro participando do esforço de guerra (para manter as boas relações entre americanos e brasileiros numa época em que Hitler ameaçava o mundo). Depois, para a participação de festivais como esse que aconteciam até fora do eixo Rio-São Paulo. E ainda para a divulgação de novas produções. Nesse caso, mandados pelos estúdios.
No fim do primeiro quarto do século 21, esse tipo de visita ficou mais raro. Um ou outro artista da telona ainda desembarca em terra brasilis. Mas, pra economizar, Hollywood prefere investir em algo que atinge o mundo inteiro e ao mesmo tempo: a rede social.
Da telona pra telinha.

