terça-feira, 25 de novembro de 2025

QUANDO JORNALISTA É NOTÍCIA!

                                               



    O jornalista James Alberti, repórter investigativo do Fantástico, recebeu, na noite dessa segunda-feira, 24, o título de Cidadão Honorário do Paraná. Catarinense de Jardinópolis (oeste de Santa Catarina), agora ele tem "dupla cidadania": Catarinense e paranaense. 
    A proposição da homenagem foi do deputado estadual Requião Filho (PDT) e por uma causa nobilíssima: James coordenou uma equipe de jornalistas que fez a série de reportagens "Diários Secretos" - que tratou de fraudes e expôs um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná - e que ganhou o prêmio Esso (maior premiação do jornalismo brasileiro) em 2010. O jornalista também cobriu a chamada "Operação Quadro Negro" que tratou do desvio de 20 milhões de reais que seriam para a construção e reforma de escolas públicas estaduais no Paraná.
     Requião afirmou que os 15 anos dos "Diários Secretos" representam uma data importante de um trabalho jornalístico que não pode ser esquecido. Na cerimônia, também disse que o trabalho de James simboliza uma fiscalização do uso do correto do dinheiro público, ou seja, grana de todos nós.
    Além do Grande Prêmio Esso de Jornalismo, James Alberti recebeu outras distinções: "Global Shining Light Awards", "Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo", "Prêmio Tim Lopes de Reportagem Investigativa" e "Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário".
    A homenagem dessa segunda-feira foi na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

                                     

Com o deputado Requião Filho