O Estudiantes conquistou na noite desse sábado,13, o titulo do torneio Clausura ao derrotar o Racing nos pênaltis. Placar do jogo: 1 a 1. O campeonato argentino tem um formato diferente. É dividido em 2 torneios: o Apertura, no primeiro semestre, e o Clausura, no segundo. Ou seja, o país tem dois campeões. Mas aí se faz um jogo entre eles pra definir uma espécie de "supercampeão".
E é a classificação nesses torneios que define as vagas para os campeonatos continentais (Libertadores e Sulamericana) e os rebaixados. Caem 3 equipes. A última colocada geral e mais duas pela média de pontos dos últimos anos.
O campeão do Apertura desse ano foi o Rosário Central.
A decisão tanto do Apertura quanto do Clausura é em jogo único. A partida desse sábado foi no estádio mais moderno da Argentina: Estádio Único Madre de Ciudades (inaugurado em 2021), em Santiago del Estero, na região norte, a 1.100 (!) quilômetros de Buenos Aires.
Com o resultado, o Estudiantes vai disputar a Libertadores e o Racing a Sulamericana.
É o estádio mais moderno da Argentina
Torcedores do Estudiantes viajaram cerca de mil quilômetros. Mas valeu a pena!
Quem ficou decepcionado foi o (ótimo!) ator Guillermo Francella, torcedor fanático do Racing. Guillermo já fez filmes como "O Segredo dos Seus Olhos" (2009) e "O Clã" (2015).



