A ex-deputada federal e ex-candidata a vice-presidente em 2018, Manuela d'Ávila (PSOL) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT) devem disputar o Senado em 2026 por uma aliança da esquerda no Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito nesse fim de semana. Por enquanto anunciaram as pré-candidaturas. Mas precisam passar pelas convenções dos partidos no ano que vem.
Manuela, que se filiou há pouco tempo ao PSOL, mandou o recado na rede social:
"Quero grandes transformações. Não me conformo que essa realidade de desigualdade seja o destino final da humanidade. Sinto que faço parte dessa corrente centenária que empurra a história rumo a um mundo mais justo. Por isso decidi me filiar ao PSOL. A esquerda brasileira é diversa — e essa diversidade é uma força. O desafio é combiná-la com a unidade necessária diante do fascismo. A partir do PSOL, estarei junto de todas e todos que enfrentam a ultradireita e defendem o nosso povo e o nosso país."
Pimenta também comentou:
“Agradeço ao senador Paulo Paim pela confiança ao me indicar para dar sequência ao seu trabalho em defesa do povo gaúcho no Senado da República. Vamos construir, juntos, uma frente popular forte, ampla e unitária. 2026 será um ano de grandes desafios. Temos a missão de reeleger o presidente Lula e, junto ao Edegar Pretto, fortalecer o caminho para que o povo volte a ocupar o Palácio Piratini, além de garantir a continuidade do nosso projeto no Senado. Conto com cada companheira e companheiro nessa caminhada. Muito obrigado e rumo à vitória!!”
Bora lembrar que, nas eleições de 2026, cada estado e o Distrito Federal vão eleger dois senadores.
