Não importa qual seja a sua profissão. Pode ser das consideradas "mais humildes" até as que trazem "prestígio", "importância" na sociedade. O mais importante de tudo é você ter o chamado espírito crítico, ter opinião... e dizer qual é a sua opinião. É isso que nos diferencia de um poste e de um cachorro, por exemplo. Se bem que o cachorro "pode ter opinião" quando ele late pra uma coisa que gosta/ou não gosta. Portanto, não seja um poste nem um cachorro. Opine. Aula básica de biologia: o homem é o único ser considerado "racional"....racional? Rá!Rá!Rá!
Sendo racional, como você vai desenvolver seu espírito crítico? Na minha opinião ( olha ela aí gente!!!) acho que o melhor caminho é lendo...lendo você adquire educação, cultura...consegue ter argumentos (ou melhora seus argumentos). Leia jornais, revistas, livros...muitos livros! Acha "chato", "sem graça", ler? Comece por assuntos que você gosta. A partir daí, "uma coisa puxa outra".
Reserve algum tempinho do seu dia para isso. Você vai ver, como diria a Rita Lee, que "essa coisa vicia"...a medida que tornamos isso um hábito, descobrimos bons autores, ótimas histórias. O importante é deixar a curiosidade "viajar". E a vontade de ler vai ser tão grande que você não vai perdoar nem bula de remédio.
Ou como diria o historiador Leandro Karnal:"Leia tudo. Até quando você está no banheiro, sentado no trono, leia o rótulo daquele produto de beleza ou de limpeza que está ao seu lado!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.